A conexão entre os povos quilombolas amazônicos e os sentidos e linguagens visuais resultantes dessas relações é a temática principal que une, como um fio condutor, as fotografias desta exposição.
“Cidadania Digital na Amazônia I – Povos Quilombolas” é composta por 30 imagens produzidas pelos fotógrafos Marcelo Rodrigo, Marcos Moura, Sebastião Nascimento, por imagens do acervo do Instituto Cultural Ajuri (INCA) e fotografias registradas pelos participantes da oficina de fotografia realizada no Quilombo de Santa Tereza do Matupiri, município de Barreirinha-AM.
As fotografias foram produzidas durante as atividades do projeto Cidadania Digital (Edital n. 005/2022 – Humanitas/Fapeam), quando se testemunharam manifestações da cultura, das sociabilidades, conhecimentos e da cosmovisão desses povos.
Ritos, danças, lutas, reivindicações, associações, discussões, reflexões e afetos caracterizam a identidade étnica e a territorialidade quilombola. Algumas fotografias registram as expressões, sentidos e emoções desses povos. Outras traduzem a própria visão deles sobre sua vida, seu lugar no mundo e os cenários que produzem sentido em seu cotidiano.
A exposição é, ainda, a inscrição no mundo físico do exercício da cidadania que se ratifica por meio de práticas, equipamentos, plataformas e recursos digitais. Técnicas e tecnologias que expandem as imbricações reticulares dos seres humanos em ecologias reais e virtuais e multiplicam suas formas de sentir, ser e estar no(s) mundo(s).
Curadoria:
Marcelo Rodrigo e Sebastião Nascimento
Fotógrafos:
Marcelo Rodrigo, Marcos Moura, Sebastião Nascimento, Acervo do Instituto Cultural Ajuri (INCA), Participantes da Oficina de Fotografia do Projeto Cidadania Digital
Coordenação do Projeto Cidadania Digital:
Marina Magalhães de Morais
Conheça a equipe de especialistas e pesquisadores apaixonados dedicados a desvendar os desafios e potenciais da Amazônia.